Your browser does not support JavaScript!
Navigate Up
Sign In
Skip Navigation LinksANSR > Notícias > ANSR lança hoje campanhas de Natal e Ano Novo O Melhor Presente é Estar presente

Notícias

ANSR lança hoje campanhas de Natal e Ano Novo “O Melhor Presente é Estar presente”

Publicada em 22-12-2021 08:00
Com a aproximação das quadras festivas, períodos onde as deslocações de automóvel são mais frequentes e longas, a ANSR lança hoje as campanhas de Natal e Ano Novo – que têm como objetivo sensibilizar os condutores para os perigos associados a comportamentos de risco ao volante, tais como o excesso de velocidade, o efeito do álcool ou o uso do telemóvel nas viagens para os locais de encontro familiar ou diversão e no regresso a casa.
 
Sob o mote “O Melhor Presente é Estar Presente”, estas campanhas são divulgadas na televisão, rádio, imprensa regional e local e nas redes sociais, entre outros meios, nos períodos de 22 a 27 de dezembro (Natal) e de 28 de dezembro a 2 de janeiro (Ano Novo).
 
À semelhança de anos anteriores, as duas campanhas vão contar com mais de 70 parceiros, entre entidades públicas e privadas, incluindo os Governos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, que desta forma se associam ao grande propósito coletivo de “salvar vidas” e de chegarmos às Zero Mortes na estrada, ampliando o alcance das campanhas e o impacto esperado na mudança do comportamento dos condutores e de todos os que partilham a estrada.
 
A sinistralidade rodoviária é uma tragédia mundial: todos os anos morrem 1,35 milhões de pessoas em todo o mundo. São 3.700 pessoas por dia, 1 pessoa a cada 24 segundos. É a primeira causa de morte dos 5 aos 29 anos.
 
Em Portugal, e apesar dos resultados obtidos nas últimas duas décadas, perderam a vida nas nossas estradas, entre 2010 e 2020, uma média de 645 pessoas por ano, o equivalente à queda de três aviões por ano com capacidade para mais de 200 lugares. Um número muito longe do único aceitável: Zero mortes na estrada.
 
Em 2019, o custo económico e social da sinistralidade rodoviária atingiu os 3.713 milhões de euros, um valor que corresponde a cerca de 1,6% do PIB.
 
Como parte da estratégia de redução de sinistralidade, a ANSR tem desenvolvido um vasto número de campanhas e iniciativas de sensibilização sobre temáticas relevantes, em épocas específicas do ano.
 
O Melhor Presente é Estar Presente. E isso depende do compromisso de todos nós para Viajar Sem Pressa, com Zero álcool e Zero telemóvel.
 
Todos juntos, vamos conseguir que nenhuma família fique destroçada, que nenhum de nós perca um familiar, um amigo ou um vizinho. É o compromisso de todos com as Zero Mortes.