Your browser does not support JavaScript!
Navigate Up
Sign In
Skip Navigation LinksANSR > Notícias > Balanço da campanha Cinto-me vivo setembro

Notícias

Balanço da campanha “Cinto-me vivo”

Publicada em 16-09-2021 08:50
Terminou ontem a campanha de segurança rodoviária “Cinto-me vivo”, da responsabilidade da ANSR, GNR e PSP, que decorreu entre os dias 9 e 15 de setembro.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela GNR pela PSP, em Lisboa, Leiria, Tomar, Vendas Novas e Montijo.
 
A ANSR sensibilizou presencialmente 375 condutores e passageiros. Nestas ações de proximidade com o cidadão, a ANSR partilha dados estatísticos de sinistralidade rodoviária do distrito de residência das pessoas contactadas e alerta para as consequências dos comportamentos de risco: velocidade, condução sob o efeito de drogas ou álcool, uso do telemóvel enquanto conduz e não utilização ou utilização indevida dos dispositivos de segurança. Foi sobre este último tema que incidiu o trabalho nesta campanha. A exposição a recursos aprendentes integraram as ações, com o objetivo de mudar o comportamento de todos os que partilham a estrada. A exibição do filme “segunda oportunidade” levou a uma perceção mais real das consequências do comportamento indevido em caso de acidente (não utilizar cinto de segurança), estimulando a reflexão sobre a importância de utilizar este dispositivo de segurança. No final, o apelo é para adesão à causa das Zero mortes na estrada. Nesta campanha, convidámos condutores e passageiros a aderir ao compromisso “Cinto-me Vivo”.
 
Durante as operações das Forças de Segurança, realizadas entre os dias 9 e 15 de setembro, foram fiscalizados 42.059 veículos, tendo sido registado um total de 10.526 infrações, das quais 850 relativas à não utilização ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança: não utilizaram ou utilizaram incorretamente o cinto de segurança, 804 pessoas; foram detetadas 35 crianças indevidamente transportadas e 11 pessoas não utilizavam capacete ou utilizavam-no de forma incorreta (não ajustado e apertado).
No que diz respeito à sinistralidade, no mesmo período, registou-se um total de 2.227 acidentes, de que resultaram 12 vítimas mortais, 44 feridos graves e 696 feridos leves. Relativamente ao período homólogo de 2020, registaram-se menos 22 acidentes, mais 1 vítima mortal, mais 3 feridos graves e mais 11 feridos leves.


Compromisso "Cinto-me vivo"