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No âmbito da Revisão Intercalar da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (ENSR) para o período 2013-2015, foi aprovado um plano de “Ações Chave” que consta do anexo à Resolução do Conselho de Ministros n.º 5/2014, de 13 de janeiro. De acordo com o mesmo, cabe à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), no contexto do Objetivo Operacional n.º 1 - “Programa e Iniciativas de Educação e Formação para o Desenvolvimento de uma Cultura de Segurança Rodoviária”, Ação-Chave n.º 1.14, assegurar a conceção, a produção e a disponibilização de recursos educativos em formato digital e interativo, subordinados a várias temáticas, destinados às crianças da educação pré-escolar e aos alunos dos três ciclos do ensino básico, tendo em vista promover a aquisição de um conjunto de competências que proporcionem uma integração segura no meio rodoviário. Efetivamente, uma das tarefas mais difíceis em matéria de prevenção e segurança rodoviária é atuar sobre o comportamento das pessoas, de modo a que as suas atitudes contribuam para uma redução do risco inerente à circulação rodoviária.

Uma das formas de o conseguir, talvez mesmo a mais eficaz, é através da informação/formação de crianças e jovens, já que estes estão despertos para a apreensão de novos conhecimentos, influenciam as gerações mais velhas, além de serem os adultos do futuro. Deste modo, a solução preconizada para transmitir conhecimentos de segurança rodoviária no contexto escolar consiste na produção de recursos educativos diversificados - instrumentos de apoio e de trabalho, que visam articular os interesses da população mais jovem com a informação que se considera imprescindível para fazer face aos perigos diários do trânsito.

O objetivo é facultar aos mais novos a aprendizagem sequencial e progressiva de comportamentos seguros a adotar enquanto utentes da via pública, i.e., na qualidade de peões, passageiros e condutores. Pretende-se, assim, favorecer a abordagem da temática da educação rodoviária em contexto escolar, de modo a que esta se constitua como parte integrante do processo de desenvolvimento dos indivíduos, acompanhando-os ao longo dos diversos anos de escolaridade. Espera-se, pois, que o Júnior Seguro, ao possibilitar o acesso online a uma série de recursos destinados a serem usados e explorados no âmbito das atividades educativas, venha a dar resposta a esta pretensão e contribua para a implementação de uma nova cultura de cidadania e segurança rodoviárias.