O ambiente rodoviário é complexo, com múltiplos estímulos em simultâneo, e as crianças necessitam de aprender a utilizá-lo em condições seguras, de forma progressiva e adaptada à respetiva idade e características.
Ao longo do seu processo de desenvolvimento, as crianças e jovens agem, com frequência, por imitação, e os adultos são a sua maior referência, pelo que as famílias e os/as docentes são quem tem a grande responsabilidade de os ensinar a adotarem atitudes e comportamentos que lhes permitam circular em segurança.
A inserção da criança no meio rodoviário é, inicialmente, acompanhada, mas esta vai ganhando autonomia à medida que cresce: aprende a colocar o cinto de segurança, começa a deslocar-se sem a companhia de um adulto, conduz a bicicleta sozinha ou com amigos, etc.
Não existem idades pré-definidas para estas aquisições, devendo as famílias e os docentes conhecer cada criança, as suas capacidades e competências adquiridas, de modo a ir treinando progressivamente os novos comportamentos.
É fundamental explicar às crianças o que é o ambiente rodoviário, o que significam os sinais de trânsito, onde e como devem atravessar a rua, como usarem corretamente o cinto de segurança, entre outros, mas sem esquecer que a conduta adequada dos adultos é a forma mais eficaz de as educar. Por isso, estes devem ser os primeiros a cumprir as normas que procuram incutir nos mais novos. Só desta forma poderão ter a certeza de que eles as interiorizarão e porão em prática mais tarde, quando deixarem de ter a supervisão de um adulto.
Aqui poderá encontrar algumas regras fundamentais para uma integração segura das crianças no contexto rodoviário, as quais estão na base das atividades desenvolvidas neste site.