Your browser does not support JavaScript!
Navigate Up
Sign In
Skip Navigation LinksANSR > Notícias > Balanço da Campanha Viajar sem Pressa 31 de janeiro a 6 de fevereiro

Notícias

Balanço da campanha “Viajar sem Pressa”

Publicada em 07-02-2023 10:15
Terminou ontem a campanha de segurança rodoviária “Viajar sem pressa”, da responsabilidade da ANSR, GNR e PSP, que decorreu entre os dias 31 de janeiro e 6 de fevereiro.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP, em Lisboa, Póvoa de Varzim, Braga, Porto e Seixal. Idênticas ações ocorreram na Região Autónoma da Madeira.

Na campanha foram sensibilizados 358 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

  • A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais;
  • Quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece;
  • Numa viagem de 20 km, aumentar a velocidade de 50 para 60 km/hora, permite ganhar apenas 4 minutos. Viaje sem pressa.

Nestas ações de proximidade com o cidadão, a ANSR partilhou dados estatísticos relativamente à condução em excesso de velocidade. A exibição de um vídeo impactante sobre a temática levou a uma perceção mais real das consequências deste comportamento. No final das ações foi distribuído um flyer com informações sobre as estatísticas e os estudos relacionados com esta temática, bem como as consequências legais dos comportamentos infratores.
Durante as operações das Forças de Segurança no âmbito desta campanha, realizadas entre os dias 31 de janeiro e 6 de fevereiro, foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar cerca de 2,8 milhões de veículos, 85,1% dos quais pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Dos veículos fiscalizados, 16,2 mil circulavam com excesso de velocidade, dos quais 8,7 mil foram detetados pelos radares das Forças de Segurança e 7,5 mil pelos da ANSR.

No período da campanha, de 31 de janeiro a 6 de fevereiro, registou-se um total de 2.501 acidentes, de que resultaram 8 vítimas mortais, 40 feridos graves e 738 feridos leves.

Relativamente ao período homólogo de 2022, verificaram-se mais 279 acidentes, mas menos 3 vítimas mortais e menos 3 feridos graves, ainda que mais 131 feridos leves.

Comunicado de balanço da campanha "Viajar sem pressa"


WhatsApp Image 2023-02-03 at 13.28.21.jpeg





 ​​