Your browser does not support JavaScript!
Navigate Up
Sign In
Skip Navigation LinksANSR > Notícias > Balanço da campanha cinto-me vivo setembro 2022

Notícias

Balanço da campanha “Cinto-me vivo”

Publicada em 20-09-2022 09:00
​Terminou ontem a campanha de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, da responsabilidade da ANSR, GNR e PSP, que decorreu entre os dias 12 e 19 de setembro.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR no Continente, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP, em Bragança, Viseu, Vila Real, Viana do Castelo e Portalegre. Idênticas ações ocorreram na Região Autónoma da Madeira.

Na campanha foram sensibilizados 364 condutores e passageiros, no Continente e na Região Autónoma da Madeira, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

  • Utilize sempre o cinto de segurança, em todos os lugares do veículo, e em todos os percursos, mesmo nos de curta distância;
  • Utilize o capacete de modelo aprovado, devidamente ajustado e apertado;
  • Utilize sempre uma cadeirinha homologada, devidamente instalada, e adaptada à altura e peso da criança;


Nestas ações de proximidade com o cidadão, a ANSR partilhou dados estatísticos e resultados de estudos sobre as consequências da não utilização ou utilização indevida dos dispositivos de segurança. A exibição de um vídeo impactante sobre a temática levou a uma perceção mais real das consequências deste comportamento. No final das ações foi distribuído um flyer com informações relevantes, incluindo as consequências legais dos comportamentos infratores.

Durante as operações das Forças de Segurança, realizadas entre os dias 12 e 19 de setembro, foram fiscalizados presencialmente em Portugal 95.073 veículos, tendo sido registado um total de 20.365 infrações, das quais 966 relativas à não utilização ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança.

No período da campanha, de 12 a 19 de setembro de 2022, registou-se um total de 3.183 acidentes, de que resultaram 9 vítimas mortais, 63 feridos graves e 1.048 feridos leves.

Relativamente ao período homólogo de 2021, verificaram-se mais 376 acidentes, mais 2 vítimas mortais, menos 10 feridos graves e mais 191 feridos leves.
 

1cinto-me vivo setembro.jpeg

1foto.sr.marcal.jpg