A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) associa-se à Brisa na nova campanha de segurança rodoviária, sob o mote “Conduza como se houvesse amanhã”. Esta iniciativa apela à responsabilidade dos condutores, sobretudo durante o período de férias, uma das épocas de maior intensidade de tráfego nas estradas, incentivando a adoção de comportamentos mais seguros ao volante.
O presidente da ANSR, Pedro Clemente, marcou presença na cerimónia de lançamento da campanha de verão da Brisa, realizada no dia 7 de julho, afirmando que “é um desígnio nacional: reduzir a sinistralidade rodoviária. Ao inovar, a Brisa promove o viajar em segurança”.
A campanha enquadra-se no âmbito do Visão Zero 2030, documento estratégico da ANSR que visa reduzir a zero o número de mortos e feridos graves nas estradas portuguesas até 2050. A Brisa é uma das entidades signatárias deste compromisso e esta ação representa mais um passo na mobilização da sociedade para uma mobilidade mais segura, sustentável e responsável.
De acordo com dados da Brisa, a sua rede registou, em 2024, o número mais baixo de vítimas mortais deste século, com uma redução de 50% face a 2019. No entanto, a ANSR alerta que a realidade a nível nacional ainda está longe dos objetivos traçados. Mais de 90% dos acidentes resultam de erro humano, sendo o excesso de velocidade, a distração e a fadiga as principais causas – comportamentos que podem e devem ser evitados.
Nos últimos 25 anos, perderam a vida nas estradas portuguesas 18.951 pessoas e mais de 75 mil ficaram gravemente feridas, muitas com sequelas permanentes e com impacto profundo nas suas famílias.
Reforçando o seu compromisso com o Visão Zero 2030, a ANSR continuará a trabalhar em conjunto com parceiros como a Brisa para que, cada vez mais, os portugueses conduzam com responsabilidade.