A conferência internacional Safe & Sober Portugal, com o tema “A luta contra a condução
sob o efeito do álcool e o contributo dos alcohol interlocks”, decorreu ontem, dia 3 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
As intervenções estão disponíveis no
Programa.
O evento decorreu no âmbito do projeto Safe & Sober e foi
coorganizado pela ANSR,
PRP – Prevenção Rodoviária Portuguesa e ETSC – European Transport Safety
Council.
Em
2022, e de acordo com os dados preliminares publicados pela Comissão Europeia,
cerca de 20.600 pessoas morreram nas estradas da União Europeia (UE), um
aumento de 3% face a 2021, ano em que os níveis de tráfego ainda recuperavam
após a pandemia e menos 10% em relação a 2019, ano de referência para o
objetivo da UE de diminiur em 50% as mortes e os feridos graves até 2030.
A
condução sob o efeito de álcool é uma das causas principais pelas mortes nas
estradas, estimando-se que cerca de 1,5% a 2% dos quilómetros percorridos na UE
são conduzidos com uma taxa ilegal de álcool no sangue e que cerca de 25% de
todas as mortes na estrada na UE estejam relacionadas com o álcool.
A mudança de atitudes em relação à condução sob o efeito de álcool, a
adoção de medidas legislativas e um maior reforço de fiscalização tiveram um
papel importante na diminuição do número de mortes nas estradas devido ao
álcool.
Contudo, as tendências diferem de país para país e a condução sob a
influência de álcool continua a representar um problema grave para a segurança
rodoviária na UE.
A necessidade de combater este problema, utilizando novas abordagens, levou
já vários países a adotar outro tipo de medidas, nomeadamente a introdução do alcohol-lock.
Os resultados positivos obtidos com
os alcohol interlocks e a possibilidade de partilhar in loco experiências
com países, como a Suécia, a Bélgica e a França, que introduziram este sistema,
apresentam-se como uma oportunidade para Portugal, razão pela qual a Autoridade
Nacional de Segurança Rodoviária, a Prevenção Rodoviária Portuguesa e o
European Transport Safety Council promovem esta conferência internacional,
intitulada “A luta contra a condução sob o efeito do álcool e o contributo dos alcohol
interlocks”.
Alcohol-lock
O alcohol-lock
é um sistema de controlo automático, desenvolvido para prevenir a condução sob
a influência do álcool, que solicita ao condutor que sopre no dispositivo antes
de iniciar a condução.
O mecanismo do alcohol-lock
instalado no veículo, semelhante a um alcoolímetro, exige que o condutor expire
para o mesmo e que tenha uma taxa de álcool no sangue inferior ao limite
previsto por Lei para que o motor possa ser ligado (em Portugal 0,2 g/l para os
condutores em regime probatório e os condutores de veículos de socorro ou
serviço urgente, de transporte coletivo de crianças, de táxis, de veículos
pesados de mercadorias ou passageiros e de veículos de transporte de
mercadorias perigosas ou 0,5 g/l para os restantes condutores). O dispositivo
alcohol-lock é ligado ao mecanismo da ignição.
As avaliações que
estudam o impacto na sinistralidade demonstraram que programas de alcohol-lock
incorporados numa legislação restritiva e clara podem não só conduzir a uma
diminuição da reincidência, como também levar a uma redução nas vítimas mortais
relacionadas com o álcool.

