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Safe & Sober Portugal | Apresentações

Publicada em 04-04-2023 14:00
A conferência internacional Safe & Sober Portugal, com o tema “A luta contra a condução sob o efeito do álcool e o contributo dos alcohol interlocks”, decorreu ontem, dia 3 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. 

As intervenções estão disponíveis no Programa.

O evento decorreu no âmbito do projeto Safe & Sober e foi coorganizado pela ANSR, PRP – Prevenção Rodoviária Portuguesa e ETSC – European Transport Safety Council.

Em 2022, e de acordo com os dados preliminares publicados pela Comissão Europeia, cerca de 20.600 pessoas morreram nas estradas da União Europeia (UE), um aumento de 3% face a 2021, ano em que os níveis de tráfego ainda recuperavam após a pandemia e menos 10% em relação a 2019, ano de referência para o objetivo da UE de diminiur em 50% as mortes e os feridos graves até 2030.

A condução sob o efeito de álcool é uma das causas principais pelas mortes nas estradas, estimando-se que cerca de 1,5% a 2% dos quilómetros percorridos na UE são conduzidos com uma taxa ilegal de álcool no sangue e que cerca de 25% de todas as mortes na estrada na UE estejam relacionadas com o álcool.

A mudança de atitudes em relação à condução sob o efeito de álcool, a adoção de medidas legislativas e um maior reforço de fiscalização tiveram um papel importante na diminuição do número de mortes nas estradas devido ao álcool.

Contudo, as tendências diferem de país para país e a condução sob a influência de álcool continua a representar um problema grave para a segurança rodoviária na UE.

A necessidade de combater este problema, utilizando novas abordagens, levou já vários países a adotar outro tipo de medidas, nomeadamente a introdução do alcohol-lock.

 Os resultados positivos obtidos com os alcohol interlocks e a possibilidade de partilhar in loco experiências com países, como a Suécia, a Bélgica e a França, que introduziram este sistema, apresentam-se como uma oportunidade para Portugal, razão pela qual a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a Prevenção Rodoviária Portuguesa e o European Transport Safety Council promovem esta conferência internacional, intitulada “A luta contra a condução sob o efeito do álcool e o contributo dos alcohol interlocks”.


Alcohol-lock

O alcohol-lock é um sistema de controlo automático, desenvolvido para prevenir a condução sob a influência do álcool, que solicita ao condutor que sopre no dispositivo antes de iniciar a condução.

O mecanismo do alcohol-lock instalado no veículo, semelhante a um alcoolímetro, exige que o condutor expire para o mesmo e que tenha uma taxa de álcool no sangue inferior ao limite previsto por Lei para que o motor possa ser ligado (em Portugal 0,2 g/l para os condutores em regime probatório e os condutores de veículos de socorro ou serviço urgente, de transporte coletivo de crianças, de táxis, de veículos pesados de mercadorias ou passageiros e de veículos de transporte de mercadorias perigosas ou 0,5 g/l para os restantes condutores). O dispositivo alcohol-lock é ligado ao mecanismo da ignição.

As avaliações que estudam o impacto na sinistralidade demonstraram que programas de alcohol-lock incorporados numa legislação restritiva e clara podem não só conduzir a uma diminuição da reincidência, como também levar a uma redução nas vítimas mortais relacionadas com o álcool.



  
 
  




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