Your browser does not support JavaScript!
Navigate Up
Sign In
Skip Navigation LinksANSR > Notícias > Campanha de Sensibilização a Condutores Profissionais

Notícias

Campanha de Sensibilização a Condutores Profissionais

Publicada em 04-06-2015 00:00
A Associação Automóvel de Portugal (ACAP), através da sua Comissão Especializada de Produtores de Pneus (CEPP​), lançou no dia 4 de junho uma campanha de sensibilização para a necessidade de controle e verificação do estado dos pneus, especialmente dirigida aos condutores de veículos pesados. Esta iniciativa contou com o apoio de diversas entidades, entre as quais a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, a Inspeção-geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), a Polícia de Segurança Pública, a Quercus, a Unidade Nacional de Trânsito (UNT), da Guarda Nacional Republicana (GNR), e a Valorpneu.

A apresentação da campanha ficou a cargo de Hélder Pedro, secretário-geral da instituição, Jorge Jacob, presidente da ANSR, e Jorge Vieira, representante da CEPP – ACAP, que divulgou os detalhes desta iniciativa com carácter principalmente pedagógico. Os três oradores destacaram a importância dos pneus como “um elemento fundamental de segurança ativa”, uma vez que são “o único elo de ligação entre o veículo e o solo”, salientando ainda a necessidade de promoção de campanhas de sensibilização nesta área.

A ACAP divulgou ainda o “Guia Pneus Pesados​” que reúne um conjunto de recomendações técnicas, fundamentais para que os condutores profissionais circulem com maior segurança e eficiência económica, assim como, com menor impacto ambiental.

Ficaram agendadas duas ações que terão lugar em Vilar Formoso, nos próximos dias 16 de Junho e 14 de Outubro, sob a coordenação operacional da Guarda Nacional Republicana, Unidade Nacional de Trânsito, onde os condutores que participarem irão receber uma bolsa com diversos folhetos informativos das entidades promotoras, com destaque para o “Guia Pneus Pesados”, e um teste para verificar se o condutor sofre de apneia do sono. A bolsa inclui ainda um manómetro, um brinde que visa incentivar os condutores a medirem regularmente a pressão do ar dos pneus das respetivas viaturas.