No dia 6 de julho, por
ocasião do 8º aniversário da entrada em funcionamento do Sistema Nacional de
Controlo de Velocidade (SINCRO), gerido pela Autoridade Nacional de Segurança
Rodoviária (ANSR), fica concluída a sua duplicação, com a entrada em
funcionamento dos restantes 25 Locais de Controlo de Velocidade (LCV), conforme
anunciado em agosto de 2023.
No dia 1 de setembro de
2023 entraram em funcionamento os primeiros 37 LCV, ficando o
SINCRO com 98 LCV, a que se juntam agora estes 25, dos quais 14 são de
velocidade instantânea e 11 de velocidade média, num total de 123 LCV (100 LCV
de velocidade instantânea e 23 de velocidade média).
A ANSR tem sempre
adotado uma política de total transparência na localização dos radares,
publicitando e divulgando antecipadamente os locais de instalação destes
equipamentos, através da campanha “Os Radares
Salvam Vidas” em diferentes meios de comunicação, do site www.radaresavista.pt, da sinalização dos
radares na estrada e da parceria efetuada com o Waze, garantindo o conhecimento
público da localização de todos os radares SINCRO e maximizando a capacidade dos
radares para salvar vidas, nomeadamente através da adoção de comportamentos
adequados ao volante.
O reforço da rede de
radares da ANSR com estas características é uma medida alinhada com os
princípios da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária – Visão Zero 2030, a
qual comporta uma nova abordagem ao combate à sinistralidade rodoviária, com
intervenções nos cinco elementos do Sistema Seguro: Utilizadores Seguros,
Infraestruturas Seguras, Veículos Seguros, Velocidades Seguras e Resposta Pós
Acidente, tendo em vista a construção de um sistema rodoviário seguro, que
proteja a vida humana.
Radares colocados nos
locais de concentração de acidentes para salvar vidas
Recordamos que os
novos 62 LCV foram selecionados com base em dois critérios fundamentais: a
sinistralidade grave e a velocidade, nomeadamente onde o excesso de velocidade
se revelou relevante para essa sinistralidade.
Nestes locais, e nos
últimos cinco anos, perderam a vida 115 pessoas, uma média de 23 vítimas
mortais por ano.
Relativamente aos 37
radares que entraram em funcionamento em setembro de 2023, há a lamentar três
vítimas mortais (uma vítima mortal na A1 entre o km 217,4 e o km 211,9 na
Mealhada/Anadia; uma na EN5 ao km 6,0 em Setúbal e uma na EN10 entre o km 110,7
e o km 115,5 em Vila Franca de Xira), um valor substancialmente inferior à
média dos últimos cinco anos. Em todos os outros locais registaram-se zero
mortos.
No total do sistema
SINCRO já com 8 anos de funcionamento, verifica-se uma redução significativa da
sinistralidade nos locais onde foram implementados os radares: menos 36% de
acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos
graves e menos 36% de feridos leves.
Menos 90% de veículos
em excesso de velocidade
Nos locais onde foram
instalados os novos radares registou-se, face às medições efetuadas antes da
sua instalação, uma redução média muito expressiva no número de veículos em
excesso de velocidade, cerca de 90%, tendo as maiores reduções sido verificadas
nos trechos abrangidos pelos radares localizados na EN101 em Guimarães, na
EN206 em Fafe, no IC2 em Coimbra, no IP7 (Eixo Norte Sul) em Lisboa e no IC17
(CRIL) em Odivelas.
Veículos fiscalizados quase duplicam
A instalação dos novos
radares permitiu aumentar expressivamente o número de veículos fiscalizados
pela rede SINCRO. Nos primeiros cinco meses deste ano, em todo o sistema
SINCRO, foram fiscalizados 92.402.878 veículos, 1,8 vezes mais que os
51.461.809 fiscalizados em igual período do ano passado.
Taxa de infração diminuiu para menos de metade: de
0,55% para 0,29%
Fruto da política
adotada de assegurar total transparência na localização dos radares instalados,
a taxa de infração (nº de infrações/n.º de veículos fiscalizados) dos radares
SINCRO foi sempre reduzida (quando comparada com outros radares não
publicitados), cerca de 0,55%, em 2018, menos de 6 veículos, por cada mil
fiscalizados, tendo vindo anualmente a diminuir até atingir, nos primeiros
cinco meses de 2024, a taxa de 0,29%, menos de 3 veículos, por cada mil
fiscalizados.
Os radares salvam vidas
A redução da
sinistralidade, a redução de 90% no número de veículos em excesso de velocidade
nos locais abrangidos pelos radares, a duplicação do número dos veículos
fiscalizados e a redução para metade da taxa de infração, demonstram de forma
inequívoca a eficácia dos radares do SINCRO contribuindo para o grande objetivo
de salvar vidas.
Com a entrada em
funcionamento destes 25 novos radares, a ANSR quer reforçar o combate à
sinistralidade rodoviária, tendo como principal objetivo salvar vidas e
assegurar que todos cheguem ao seu destino em segurança.
Sinalização dos radares SINCRO
Tal como aconteceu com
os restantes radares, cujos locais e entrada em funcionamento foram previamente
divulgados, também estes 25 LCV estarão, a partir de hoje, sinalizados na
estrada, estando igualmente disponível no site www.radaresavista.pt a lista e os mapas com informação sobre os
mesmos. Recordamos que todos os radares da rede SINCRO estão sempre
sinalizados. O objetivo é que todos os que circulam nas estradas e nas ruas,
conheçam estes locais e cumpram, em todas as situações, com os limites de
velocidade, protegendo não só a sua vida, mas também a da sua família e a dos
outros.
Os condutores são
informados de que existe um radar na via em que circulam através dos sinais de
trânsito velocidade instantânea (sinal H43) ou velocidade média (sinal H42),
constantes do Regulamento de Sinalização do Trânsito.


Consulte a listagem dos
locais controlo de velocidade em funcionamento e a entrar em funcionamento no dia 6 de julho de 2024 e os
respetivos mapas
Dê prioridade à vida!
Ao volante, dê sempre prioridade à vida.
Com a instalação dos radares damos prioridade à
vida.
Conduza em segurança.